sexta-feira, 20 de março de 2009

Peixes-robôs ajudarão no combate à poluição

Londres - Cientistas britânicos desenvolveram um modelo de peixe-robô (foto), que será utilizado no combate à poluição. Os aparelhos serão jogados ao mar na região de Gijón, norte da Espanha, em 2010.

Inicialmente serão testados cinco peixes, que têm a forma de carpas, e se a operação der certo eles serão utilizados em rios, lagos e outros mares.



Cada aparelho custa em torno de 29 mil dólares, e imitam os movimentos de um peixe de verdade, sendo capazes de navegar de forma independente. Eles possuem sensores que identificam poluentes em potencial, como vazamentos em embarcações e oleodutos subaquáticos. As informações coletadas serão transmitidas aos cientistas através de tecnologia Wi-Fi.

Rory Doyle, membro do BMT Group, criador dos peixes-robôs em parceria com pesquisadores da Universidade de Essex, afirmou que a opção pela criação de um robô em formato de peixe não foi aleatória. Segundo o cientista, o design oferece auto-suficiência energética importante para que se tenha certeza que os detectores terão autonomia no ambiente subaquático por um bom tempo

Fonte (http://odia.terra.com.br)

2 comentários:

  1. camadona, imagina pesca uma carpa dessas, o cara ia ficar 29 mil euros mais rico auhauhauh

    ResponderExcluir
  2. putz, não é em euros, é em dolares, não vale nem o anzol auhauh

    ResponderExcluir